26 Ago

Saiba quando trocar o filtro do óleo

  • By: webmaster
  • blog

Há diversos fatores que condicionam a validade do óleo do motor. Conheça-os para que perceba quando deve proceder à substituição, seja na oficina ou em casa

Se há elementos que desempenham papéis fundamentais num veículo, o óleo do motor é, definitivamente, um deles. A sua importância pode ser comparada à do sangue que circula num ser humano, pois da sua qualidade depende o funcionamento de um carro. Se o lubrificante não estiver em bom estado, o automóvel irá, certamente, ressentir-se.

Para que se perceba a dimensão da importância do óleo no funcionamento correto de uma viatura, bastará dizer que possui características que permitem lubrificar (evita fricção entre componentes e, consequente, desgaste), refrigerar (impede o sobreaquecimento) e garantir a conservação e limpeza das peças do motor (efeito anticorrosivo). Por força do tempo e do uso do carro, essas capacidades vão-se perdendo. É por isso que, para restabelecer os níveis de proteção originais, é necessário proceder à substituição do lubrificante deteriorado.

Quando mudar o óleo?

Quando devo trocar o óleo do carro? Que tipo de óleo devo usar? E quando trocar o filtro de óleo? São perguntas que deve estar a colocar neste momento, para as quais o manual de instruções do seu veículo tem a resposta. Siga, por isso, as recomendações apresentadas.

Podemos adiantar que o intervalo entre mudanças do lubrificante não deverá superar os 20.000 km, para óleos sintéticos, nem os 10.000 km, para semissintéticos. Há, porém, outros aspetos a ter em conta: tempo de uso (mesmo que o limite de quilómetros não seja atingido, substitua-o após um ano); tipo de utilização do carro (urbano/vias rápidas); e antiguidade do veículo (mais vigilância aos antigos).

Importa, ainda, acrescentar que os principais fabricantes aconselham a substituição do filtro de cada vez que é feita a mudança do óleo.

Como trocar o óleo

Qualquer dúvida sobre este tema pode ser dissipada pelos técnicos especializados que temos a nossa oficina Auto Reparações de José Luis e Filhos. Contamos com profissionais qualificados para monitorizar o estado do óleo e do filtro do seu carro e para os substituir no momento certo.

 

1. Reúna o necessário. Prepara Prepare o seguinte material: óleo novo (use a quantidade e tipo indicados pelo fabricante), filtro adequado ao carro, chaves de caixa e de filtro, recipiente grande, folhas de jornal ou plástico para proteger o piso, luvas e panos de limpeza.

2. Prepare o carro. Coloque o veículo numa superfície plana e sólida, trave-o e mantenha-o ligado por breves minutos, para que o óleo aqueça e escorra mais facilmente. Desligue o carro.

3. Remova o óleo. Verifique se é necessário elevar o carro (se for, use o macaco e suportes). Estenda o papel ou plástico por baixo do motor e coloque o recipiente junto à tampa de drenagem do óleo. Utilize a chave de caixa para retirar o bujão e deixar o óleo quente escorrer até ao fim. Limpe a peça e reinstale-a.

4. Substitua o filtro. Localize o filtro do óleo. Use a chave própria para soltá-lo e as mãos para removê-lo. Antes de aplicar o novo filtro, passe um pouco de óleo pela junta.

5. Coloque o lubrificante. Abra a tampa para colocar o novo óleo e use o funil para o ajudar. Alguns minutos após fechar a tampa, verifique o nível do óleo. Se necessário, ajuste para o intervalo marcado na vareta. Anote a data da mudança.

Agora que já sabe como trocar o óleo do motor, não se esqueça de reciclar o lubrificante velho. Dado o seu caráter poluente, deve encaminhá-lo para a reciclagem, deixando-o nos locais destinados à recolha.

Posted in: blog
2017 - Auto Reparações de José Luis & Filhos, Lda - Todos os direitos reservados

Termos de privacidade | Livro de Reclamações

Enviar por email